
Hoje começaremos mais uma série, porém, dessa vez iremos explicar, de uma forma simples, o que é e para que serve o equipamento emissor de cupons fiscais (ECF) e sua transição, no estado de São Paulo, para o SAT Fiscal. Contaremos com 5 posts, tendo como previsão de término inÃcio de Julho.
Nesta primeira parte, vamos conhecer melhor este equipamento e ver para que ele serve e quem está obrigado a utilizá-lo.
O que é ECF?
Mais conhecido como “impressora fiscal”, ECF é a sigla para “Emissor de Cupom Fiscal”. É um equipamento amplamente utilizado no comércio (em geral), tais como em supermercados, lanchonetes, restaurantes, lojas de roupas, sapatos e demais estabelecimentos de venda direta ao consumidor.
Para que serve?
Entre outras funções, este equipamento serve para imprimir o cupom fiscal que deve ser entregue ao consumidor, assim, ao fazer uma compra em qualquer loja de varejo, você deverá receber obrigatoriamente o cupom fiscal referente à sua compra e é este equipamento que é o responsável pela validação e impressão deste documento, além de armazenar a segunda via deste documento em uma memória chamada de “Memória Fita Detalhe”. Mais adiante comentaremos mais sobre esta memória e para que ela serve.
Quem está obrigado a usar o ECF?
De acordo com o artigo do site da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo, estará obrigado a utilizar o ECF: “O estabelecimento com expectativa de receita bruta anual superior a R$120.000,00 (cento e vinte mil reais) deverá adotar Equipamento Emissor de Cupom Fiscal – ECF com memória de fita detalhe (MFD).”
Quais os tipos de operações que são cobertas?
O cupom fiscal deverá ser emitido nas vendas a pessoa fÃsica ou jurÃdica em que a mercadoria seja retirada ou consumida no próprio estabelecimento. Dentro do estado, poderá ser emitido também nas vendas a prazo ou ainda para acobertar entrega de mercadoria em domicÃlio.
Neste último caso, o cupom deverá ser emitido na saÃda da mercadoria do estabelecimento. É importante observar que o comprador deverá estar devidamente identificado, mesmo que seja por uma anotação feita no verso do cupom fiscal, utilizando-se para isso, caneta ou qualquer outro meio que não possa ser apagado.
Fiquem antenados nos próximos posts dessa série. Na semana que vem falaremos sobre os Cupons Fiscais
MAI
2015
Sobre o autor:
Bacharel em Engenharia da Computação desde 2012, atua como analista de suporte desde 2013, gosta de passar o tempo jogando alguma coisa ou praticando esporte.