Conhecendo os ECF’s e sua transição para o SAT Fiscal – Mudando para o SAT Fiscal

A partir de julho de 2015 o estado de São Paulo iniciará a obrigatoriedade do uso de uma nova tecnologia para a emissão de documentos fiscais no varejo. Finalizando a série sobre ECF’s e a transição para o SAT Fiscal, nesse artigo veremos alguns detalhes sobre essa tecnologia, o SAT Fiscal, e como será feita a mudança do uso dos ECFs para o SAT. Caso tenha perdido as partes anteriores, clique aqui para ver a parte 1, clique aqui para ver a parte 2, clique aqui para ver a parte 3 ou clique aqui para ver a parte 4.

O que é SAT Fiscal?

O SAT Fiscal, cujo nome completo é SAT-CF-e, é a sigla para Sistema Autenticador e Transmissor de Cupons Fiscais Eletrônicos. Trata-se de um hardware (um equipamento) que é o Sistema Autenticador e Transmissor (SAT). Este equipamento é o responsável pela geração do Cupom Fiscal Eletrônico (CF-e), pela assinatura digital deste documento e pelo seu envio à Secretaria da Fazenda.

O SAT substituirá as impressoras fiscais (ECFs) com várias vantagens para o lojista e também para os consumidores. O SAT praticamente elimina erros no envio das informações ao fisco, diminuindo as reclamações dos consumidores e as autuações e multas dos lojistas, que ocorrem, por exemplo, pela não entrega ou pelo atraso na entrega de arquivos e outras obrigações, uma vez que, com o SAT, esta movimentação passa a ser feita instantaneamente (on-line).

Esquema de como funcionará o SAT.

Esquema de como funcionará o SAT.

É importante observar que o CF-e-SAT, ou Cupom Fiscal eletrônico do SAT, é um documento fiscal eletrônico, portanto, o equipamento SAT não possui mecanismo impressor, ou seja, o SAT não é uma impressora. Para realizar a impressão do extrato do CF-e-SAT, deverá ser utilizada uma impressora comum de bobina (uma impressora não fiscal) que deverá ser acionada em conjunto com o aplicativo comercial.

O sistema modernizará a emissão dos documentos fiscais e possibilitará a prestação de melhores serviços a todos. Por exemplo, os cupons fiscais terão um “QRCode” impresso que poderá ser utilizado nos smartphones dos consumidores para checarem os dados de suas compras, a validade e autenticidade dos documentos fiscais, entre outras informações.

Além disso, os lojistas não precisarão instalar um equipamento para cada caixa, tal como é exigido com o uso das impressoras fiscais (ECFs). Um único equipamento SAT e impressora não fiscal, poderão ser compartilhados por mais de um caixa.

Outro ponto positivo é que se o ponto-de-venda não estiver conectado à internet, o equipamento SAT armazena todas as operações para serem enviadas à Secretaria da Fazenda assim que a conexão à internet for restabelecida.

Quando será feita a mudança?

O projeto SAT-CF-e terá seu início de forma gradual, assim, há um cronograma de obrigatoriedade do uso do SAT. Está previsto que novos estabelecimentos deverão utilizar o SAT a partir de 1º de Julho de 2015. Assim, para novos estabelecimentos no estado de São Paulo, não serão concedidas novas autorizações de uso de equipamento ECF a partir de 01/07/2015.

Retirado do site da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo.

Retirado do site da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo.

Para estabelecimentos que tenham ECF a 5 anos ou mais desde sua primeira lacração, deverão substituí-la pelo equipamento SAT também a partir de 1º de julho de 2015. Entretanto, em 11/06/2015 foi publicada a Portaria CAT-59 que flexibilizou a obrigatoriedade do uso do SAT para estabelecimentos com ECFs nestas condições.

A obrigatoriedade de uso do SAT e da troca dos ECFs passa a ter uma agenda que será aplicada de acordo com o código de Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) do estabelecimento, sendo que todos os estabelecimentos deverão efetuar a troca dos ECFs até 1ª de outubro de 2015, desde que tenham 5 anos ou mais desde sua primeira lacração.

Para maiores detalhes sobre a obrigatoriedade do uso do SAT, veja os seguintes links:

Já tenho um ECF, como devo proceder?

Para saber se deverá trocar o seu ECF, substituindo-o por um equipamento SAT, veja qual a data da primeira lacração do seu ECF. Geralmente, esta data costuma coincidir com a data da compra de seu equipamento ou é bem próxima. Procure pelo laudo de primeira intervenção do seu ECF. Este documento poderá estar de posse de seu contador.

Se a data da primeira lacração ocorreu a 5 anos ou mais, será necessário dar baixa em seu equipamento ECF (providenciar a cessação de uso do ECF) e substituí-lo por um equipamento SAT.

Seu AC (aplicativo comercial) deverá estar apto a realizar operações com o equipamento SAT. Para maiores informações, entre em contato com a Base4 Sistemas. Teremos prazer em lhe atender e faremos o possível para esclarecer todas as suas duvidas.

When you purchase a lab kit form us you will get a lab workbook to help guide you through your labs. But the lab workbook does assume that you have some basic knowledge about Cisco routers and switches.
http://www.passexamway.com/
However, most of the time many questions asked in a preceding exam are somewhat repeated either in the same formulation or paraphrased.
300-115 pdf
Of course, Cisco 200-125 dumps are not intended for people who didn’t study CCNA 200-125 at all.
210-260 vce
It is actually suggesting that the applicants preparing for CCNA Routing and Switching 200-125 Cisco Certified Network Associate, use both the preparation approaches. This will help all applicants to earn the assistances of both the approaches.
cisco
The preparation of CCNA Routing and Switching exam, you can do with our preparation material. 
200-125 exam
Cisco 200-125 dumps only help you to reinforce what you have learned and gives you an idea of how the exam is like.

0

Sobre o autor:

Bacharel em Engenharia da Computação desde 2012, atua como analista de suporte desde 2013, gosta de passar o tempo jogando alguma coisa ou praticando esporte.
  Artigos Relacionados