Sugestões para Controle de Crédito

Quando se tem um estabelecimento comercial, muitas vezes são necessárias medidas que facilitem ou promovam as vendas para seus clientes. O objetivo, é claro, é que seus clientes voltem e efetuem novas compras em sua loja. Uma forma muito utilizada para que isso ocorra é a abertura de crédito para seus clientes.

Se você trabalha com a modalidade de crediário, é muito importante que tenha controle sobre o crédito oferecido. Antigamente era comum o comerciante utilizar a famosa “caderneta”. Todo o “fiado” de seus clientes mais regulares e confiáveis era devidamente anotado no “caderninho”. Infelizmente, este método não permite que certas informações sejam controladas, além de tomar muito do seu tempo e ficar totalmente dependente de você para tomar as decisões mais importantes.

Utilizando um sistema informatizado você conseguirá estabelecer parâmetros para a oferta de crédito que lhe ajudarão a fazer um controle mais rigoroso com menor tempo gasto no gerenciamento das suas vendas.

Os sistemas Base4 fornecem ferramentas para que seja feito este controle, tais como bloqueio automático de clientes no caso de não pagamento, definição de limite de crédito para cada cliente ou grupo de clientes, vencimentos, acréscimos, descontos, juros ou multa após vencimento, liberação automática após quitação, entre outras.

Esses recursos se tornam particularmente interessantes se você possuir vários funcionários em sua loja, uma vez que essas definições são aplicadas automaticamente no momento da venda e não dependem, na maioria dos casos, de nenhuma intervenção gerencial. Defina seus limites e o sistema aplicará essas definições para cada cliente de acordo com sua situação de crédito atual.

Além disso, é possível a emissão de diversos relatórios para verificar suas vendas, conferir os valores à receber e para realizar cobranças.

Achamos que suas vendas são um assunto muito sério. Se você também pensa assim, configure seu sistema Base4, faça as definições que julgar necessário e boas vendas!

0

Sobre o autor:

Autodidata em eletrônica e programação de computadores desde 1981, participa da engenharia, e projeto de sistemas de automação de varejo desde 2001. Possui licenciatura em Matemática pelo IMES-Catanduva.
  Artigos Relacionados

Adicionar um comentário