Fim do horário de verão

O horário de verão foi adotado pela primeira vez em 1931, abrangendo todo o território nacional, porém, só em 1985 que ele vem sendo adotado anualmente e apenas em algumas regiões: Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

Este ano, esse período chega ao fim no dia 22 de fevereiro e será necessário realizar a alteração do horário de verão nos equipamentos de impressão fiscal – ECFs instalados nos estabelecimentos de nossos clientes. Vejamos como fazer isso.

Sistema Base4 Mondo

Para sair do horário de verão no sistema Base4 Mondo, existem alguns passos que devem ser seguidos. Ao fechar o caixa, observe na parte inferior da tela que há uma opção para que seja agendada a mudança do horário, como na imagem abaixo:

Tela para a seleção de agendamento de finalização do horário de verão.

Com essa opção marcada, o caixa poderá ser encerrado normalmente e, no dia seguinte, ao abrir o PDV pela primeira vez, será solicitada a emissão da redução Z. Logo após a sua emissão aparecerá uma mensagem alertando que não poderá ser feita a troca do horário durante a próxima hora. Clique no botão OK e aguarde uma hora. Neste período não poderá ser feita nenhuma venda.

Mensagem de alerta que não poderá ser feita a troca do horário de verão no período de 1 hora.

Atenção: Se o caixa tiver que ser fechado na hora do almoço, por exemplo, para posterior abertura no mesmo dia, ignore esta opção. Marque-a somente no último fechamento do dia.

É importante ressaltar que a troca do horário de verão para o horário normal só poderá ser feita após 1 hora da Redução Z.

Sistema Base4 SIGPDV

Para sair do horário de verão no sistema Base4 SIGPDV devemos executar um procedimento que também é bem simples e que pode ser feito da seguinte maneira:

Ao entrar no sistema Base4 SIGPDV durante o seu carregamento aperte a tecla F12. Ao fazer isto, deverá ser mostrado um menu de Comandos Fiscais. Vá até a opção ‘Horário de Verão’, como na imagem abaixo:

Tela de seleção de funções para o ECF.

Ao escolher a opção e apertar ENTER, aparecerá uma mensagem de confirmação. Pressione o botão OK para confirmar. É importante observar que a mensagem esteja informando que o ECF deverá SAIR do horário de verão como na imagem abaixo:

Tela com opção para acertar o horário de verão.

Atenção: Este procedimento deverá ser feito 1 hora após a redução Z ter sido impressa e durante este período nenhuma venda poderá ser feita.

Seu ECF está no horário de verão?

Para saber se a sua impressora de cupom fiscal – ECF está no horário de verão, observe algum cupom ou relatório que ela imprimiu recentemente. No cabeçalho deste cupom ou relatório sempre são impressos a data e a hora da impressão ou do movimento. Se o ECF estiver no horário de verão, será impresso uma letra “V” logo após o horário e caso não tenha a letra, então o ECF não está no horário de verão. Veja nos detalhes das imagens abaixo:

O cupom da esquerda está no horário de verão, enquanto o cupom da direita não está.

Caso ainda tenha dúvidas sobre o processo e se precisar de ajuda, entre em contato com a Base4 Sistemas. Teremos prazer em atendê-lo.

0

Sobre o autor:

Autodidata em eletrônica e programação de computadores desde 1981, participa da engenharia, e projeto de sistemas de automação de varejo desde 2001. Possui licenciatura em Matemática pelo IMES-Catanduva.
  Artigos Relacionados

Adicionar um comentário