Horário Verão, 2013

Este ano o horário de verão começará no próximo domingo, 20 de outubro, para as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país.

À meia-noite do sábado, 19 de outubro, para o domingo, 20 de outubro, os relógios devem ser adiantados em uma hora e ficarão assim até o dia 16 de fevereiro de 2014. Esta alteração de horário deve ser feita em dez estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e também no Distrito Federal. Norte e Nordeste não participam do horário de verão. Tocantins e Bahia, que aderiram ao horário em anos anteriores, também ficarão de fora. Mais detalhes, aqui.

Como ajustar o ECF para entrar no horário de verão

Entramos no horário de verão e sempre que isto acontece devemos adiantar em uma hora os nossos relógios. Além disso, temos que nos lembrar de alterar os relógios de nossos computadores e também o das impressoras fiscais, uma vez que esses equipamentos possuem, internamente, um relógio que orienta suas operações de forma independente dos demais equipamentos.

Se não fizermos o ajuste do horário nesses equipamentos, os documentos fiscais (cupons fiscais), relatórios gerenciais, Leitura X e a própria Redução Z, serão impressos com uma hora de atraso e, com isto, você poderá experimentar os mais diversos problemas.

Algumas impressoras só permitem modificações de seu horário através de uma intervenção técnica mas, atualmente, a maioria dos ECFs permitirão que você mesmo ajuste o horário. Entretanto, esta alteração somente será possível após a impressão da Redução Z.

Verifique se o seu ECF está no horário de verão

Ao imprimir um cupom fiscal, uma leitura X ou mesmo a redução Z, observe no topo do cupom, geralmente do lado esquerdo, que o ECF imprime o horário em que o documento foi impresso. Junto deste horário, se aparecer uma letra “V”, significa que o seu ECF já está no horário de verão. Neste caso, verifique se o horário é compatível com o horário real de verão. Caso o horário esteja em desacordo com o horário real, você deverá solicitar uma intervenção técnica para que este horário possa ser corretamente ajustado. Faça esse pedido junto ao seu fornecedor do equipamento ou junto a empresa lacradora.

Se não aparecer a letra “V” junto com o horário impresso, significa que o seu ECF não está no horário de verão. Neste caso, faça o procedimento descrito abaixo para colocá-lo no horário de verão e, após a mudança, verifique se o horário impresso corresponde ao horário de verão real.

Detalhe do horário de verão indicado no cupom.

Detalhe do horário de verão indicado no cupom.

Horário de Verão no Sistema Base4 SIG

Após o dia de trabalho, reduza a impressora normalmente. Em seguida, entre no programa Base4 PDV e fique pressionando repetidamente a tecla de função F12. Ao aparecer o menu “Comandos Fiscais”, localize o item “Horário de Verão” e pressione ENTER. Será mostrada uma tela com a seguinte mensagem: “Escolha OK para que o ECF ENTRE no horário de verão.” Ao pressionar ENTER você deverá obter uma mensagem de que o comando foi executado corretamente, assim, o ECF entrará no horário verão. É importante mencionar que esta operação deverá ser executada no máximo após 30 minutos de ocorrer a Redução Z. Portanto, não deixe para fazer a mudança do horário no dia seguinte, pois poderá ocorrer do ECF não permitir a execução do comando.

Ao iniciar o PDV fique atento para a opção de acesso ao Menu Fiscal (tecla F12).

Ao iniciar o PDV fique atento para a opção de acesso ao Menu Fiscal (tecla F12).

Horário de Verão no Sistema Base4 Mondo

No sistema Base4 Mondo o procedimento é ainda mais simples. Após o dia de trabalho você normalmente comanda o fechamento do caixa. Observe na parte inferior esquerda desta tela a caixa de verificação “Lembrar-me amanhã de ENTRAR no horário de verão”. Clique sobre aquela caixa para que ela fique marcada e faça o fechamento do caixa da forma como você sempre faz. No dia seguinte, quando fizer a abertura do caixa, o sistema solicitará a emissão da redução Z e, em seguida, emitirá o comando para que o ECF entre no horáio de verão.

Diálogo de Encerramento do Caixa, com opção para alertar sobre a entrada no horário de verão.

Diálogo de Encerramento do Caixa, com opção para alertar sobre a entrada no horário de verão.

Conclusão

Apesar de ser um procedimento muito simples de ser feito, caso necessite de alguma ajuda ou orientação extra, entre em contato com o suporte técnico da Base4 Sistemas. Teremos prazer em atendê-lo.

0

Sobre o autor:

Autodidata em eletrônica e programação de computadores desde 1981, participa da engenharia, e projeto de sistemas de automação de varejo desde 2001. Possui licenciatura em Matemática pelo IMES-Catanduva.
  Artigos Relacionados

Adicionar um comentário